quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Áudio & Vídeo - Equipamentos para proteção e filtragem da rede elétrica


Existem várias possibilidades de ligarmos nossos equipamentos de áudio e vídeo à rede elétrica. Tantas variações só deixam os consumidores confusos sobre o que cada uma faz ou promete e o que utilizar em determinada situação. É claro que é possível ligar todos os equipamentos de áudio e vídeo direto na tomada, mas o risco de um surto de energia queimar o aparelho é elevado ou, na melhor das hipóteses, a sujeira na rede elétrica pode diminuir a vida útil do equipamento ou deteriorar seu desempenho. Então vamos considerar apenas as possibilidades que forneçam algum tipo de proteção contra anomalias na rede elétrica e (ou) proteção contra subtensões e sobretensão. As possibilidades mais comuns são: filtro de linha, estabilizador e condicionador de energia

Filtro de linha
Bastante conhecido no mercado e comercializado por valores irrisórios em qualquer loja elétrica ou em supermercados, o filtro de linha é comumente encontrado no formato de régua de tomadas. O filtro de linha só tem a função de proteger os equipamentos e não de filtrar, como sugere o nome. A função de proteção que exerce ainda é insuficiente para suportar variação de tensão mais elevada, já que, largamente, só utiliza capacitores entre Fase-Neutro (F-N), Fase-Terra (F-T) e Neutro-Terra (N-T). Até em face do seu custo, carece de elementos para proteção contra surtos.


Estabilizador
O estabilizador utiliza componentes que visam transformar o nível de tensão, estabilizando-a de forma contínua. Também tem propriedades de filtragem, mas, ao contrário do que muitos acreditam, não possui qualquer nível de proteção. Não possui capacitor, varistor, nem tampouco centelhador. 
Quanto mais rápida for a variação da rede, menor é a estabilização da tensão. Quando houver uma variação muito brusca, como um pico ou um raio, este passará pelo estabilizador com pouca atenuação e atingirá os equipamentos. Então a proteção contra surtos é igual a zero. São facilmente encontrados em lojas de informática.


Condicionador de energia
Um bom condicionador de energia atenderá a todas as funções, oferecendo a filtragem da rede elétrica e a proteção dos equipamentos de áudio e vídeo. Em sua topologia verifica-se a presença de um filtro comum, cuja função é atenuar as frequências indesejáveis que forem induzidas na fiação. Essa indução acaba prejudicando equipamentos mais sensíveis.
No tocante à proteção, utiliza blocos de varistores, com fusíveis térmicos, para proteger F-N, F-T e N-T com grau extra de proteção.
Possui diversos relés, sendo um logo na entrada da alimentação do condicionador, com a responsabilidade de fornecer ou interromper a corrente elétrica. Possui outros relés que são passíveis de chaveamento em algumas condições, como alimentar apenas um grupo de tomadas etc. Ainda oferecem proteção adicional para os conectores de antena e linha telefônica. 
É claro que o valor do condicionador de energia tem que ser muito superior ao valor do filtro de linha e do estabilizador de tensão, afinal de contas, é o único aparelho que consegue somar filtragem da rede elétrica e proteção dos equipamentos.
Normalmente, são encontrados em lojas especializadas em áudio e vídeo.


Conclusão
Em poucas palavras, para equipamentos de áudio e vídeo, utilize condicionadores de energia. Filtros de linha e estabilizadores são tecnicamente muito fracos para essa proposta de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário