quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vídeo - Plasma x LCD x LCD-LED


Atualmente, comprar uma HDTV pode não ser uma tarefa fácil. Existem vários fatores a serem considerados antes de optar por uma marca ou modelo. Só para começar, temos que escolher o painel. O mercado de HDTVs, no momento, oferece três opções de painel: plasma, o tradicional LCD e LCD-LED.
Vamos avaliar as características, prós e contras de cada tecnologia para auxiliar ou, pelo menos, tornar a opção de compra suportada em fatos e não no marketing dos fabricantes.

PLASMA
O Plasma Display Panel ou, simplesmente, PDP tem seu funcionamento através da ionização de gases nobres contidos em minúsculas células revestidas de fósforo, que agem como lâmpadas fluorescentes, emitindo luz ao serem excitadas pela corrente elétrica.
Quando as HDTVs entraram no mercado brasileiro, as TVs de plasma foram o sonho de consumo de várias pessoas, até porque as maiores TVs disponíveis usavam o PDP. Com boa qualidade de imagem, bom tempo de resposta, cores vivas, bom contraste e brilho, a plasma prevaleceu até entre os aficcionados naquela época.
Porém a TV de plasma apresentava um alto consumo de energia e um elevado nível de retenção de imagem, o chamado burn-in. O burn-in ocorre quando uma imagem estática é reproduzida por um longo período de tempo, fazendo com que o fósforo presente na célula assuma forma permanente, impedindo que a célula se agite e forme novas cores. 
Para amenizar o efeito do burn-in, as modernas TVs de plasma contam com o deslocamento imperceptível da imagem, fazendo com que pixels diferentes sejam utilizados para exibir uma imagem estática. Mesmo com a evolução dos painéis de plasma, o burn-in ainda não foi totalmente erradicado, mas foi tão atenuado, que, provavelmente, não será percebido pelo espectador nos modelos atuais.
Por a tela da TV de plasma ser de vidro, acaba refletindo a luminosidade do ambiente. Então a TV de plasma não é aconselhada para ambientes muito claros ou ambientes onde não é possível controlar a luminosidade.
Por questões que fogem da qualidade de imagem ou do produto, os fabricantes e vendedores de TV utilizaram desses argumentos e de outros fantasiosos para denegrir as TVs de plasma e direcionar os consumidores para as telas de LCD. Infelizmente, ainda nos deparamos com vendedores despreparados ou mal intencionados dizendo que a plasma é uma tecnologia defasada, o que não é verdade!


Pontos positivos
- Contraste e brilho
- Cores
- Tempo de resposta
- Bom ângulo de visão

Pontos negativos
- Alto consumo de energia
- Não é recomendada para ambientes claros ou onde não é possível controlar a luminosidade
- Burn-in



LCD
LCD (Liquid Crystal Display) é uma tecnologia usada em telefones celulares, calculadoras, monitores de computador, câmeras, painéis de instrumentos e vários outros dispositivos e aplicações. O LCD consiste em um líquido transparente, que se encontra comprimido entre duas lâminas polarizadas. Na presença de corrente elétrica, o líquido se torna opaco, transmitindo uma imagem mais translúcida ou opaca, dependendo da corrente aplicada sobre ele. Cada pixel é composto por três células formadas por esse líquido, sendo que cada uma corresponde a uma cor primária (azul, verde, vermelha). Uma lâmpada instalada atrás do painel ilumina as células tornando a imagem visível.
A TV de LCD consome pouca energia, sendo este um de seus principais pontos positivos. 
Além disso, pode ser usada em qualquer ambiente, pois não apresenta o problema de reflexão das TVs de plasmas. 
As primeiras TVs de LCD lançadas no mercado brasileiro apresentavam tempo de resposta muito elevado, passando de 16 segundos, o que as tornavam inapropriadas para assistir esportes ou jogar videogame. Em cenas rápidas, era normal ver o "ghosting effect" ou "blur", que são rastros formados pelos objetos na tela, como se a imagem estivesse embaçada ou borrada. Quando a imagem na tela muda, só os pixels afetados são alterados, o resto continua inalterado. É necessário um tempo para mudar o estado de um pixel para outro estado. Esse tempo é denominado tempo de resposta. Quanto menor o tempo de resposta, mais rapidamente os pixels mudam de estado e isso resulta em menor "ghosting effect" ou "blur". As LCDs mais modernas têm tempo de resposta mais baixo, o que reduziu os efeitos indesejados. De qualquer forma, ainda está distante das tecnologias concorrentes.
Outro problema comum nas TVs de LCD é decorrente da falta de uniformidade da lâmpada atrás do painel, mais conhecido como backlight vazado, o que provoca um efetido denominado "cloud", que são nuvens visualizadas numa cena muito escura. Algumas TVs apresentam bastante backlight vazado, outras bem menos. O fato é que toda TV LCD tem o problema em algum grau.



Pontos positivos
- Baixo consumo de energia
- Uso em qualquer ambiente
- Menor preço


Pontos negativos
- Baixo ângulo de visão
- Tempo de resposta
- Backlight vazado em algum grau



LCD-LED
Vender as TVs de LCD-LED como TVs de LED é mais uma das mentiras da indústria.
A TV de LCD-LED é uma TV de LCD que, ao invés da lâmpada por trás do painel, utiliza vários diodos emissores de luz (LEDs). Por dispensar a lâmpada das LCDs convencionais, a TV de LCD-LED permite redução de sua espessura e ainda consome menos energia. O uso dos LEDs proporciona iluminação mais uniforme, melhorando o nível de cores, brilho e contraste. Tem baixo tempo de resposta, o que evita o "ghosting effect" ou "blur" presente nas TVs de LCD iluminadas pela lâmpada. Em resumo, a TV de LCD-LED resolve os problemas presentes na TV de LCD normal e se aproxima da TV de plasma em termos de cores, nível de preto e tempo de resposta.
Mas nem tudo é perfeito! Ainda é possível verificar algum vazamento no backlight e o preço é o mais elevado das três tecnologias, até porque é a mais recente. Com o tempo, os preços devem cair.
As verdadeiras TVs de LED, mais conhecidas como OLED, ainda devem demorar um pouco para chegarem ao mercado.


Pontos positivos
- O menor consumo de energia entre as tecnologias
- Uso em qualquer ambiente
- Bom ângulo de visão
- Melhor nível de preto e cores
- Baixa espessura

Pontos negativos
- Preço mais alto
- Ainda apresenta algum grau de backlight vazado


Qual é a melhor?
Fica a cargo de cada consumidor decidir qual tecnologia lhe atenderá melhor. Cada tecnologia tem seus prós e contras e ainda temos que considerar o preço que estamos dispostos a pagar. Em termos de tecnologia, a TV de LCD-LED reúne o maior número de pontos positivos. Para quem quer uma TV atual, independente do preço, talvez seja a melhor opção. Pelo menos, em termos estéticos, são as mais bonitas.

3 comentários:

  1. Olá amigão,
    Não encontrei um formulário de contato aqui e por isso uso essa área de comentários.
    Apenas para dizer que eu já tinha vindo aqui antes mas sem tempo de dar uma olhada com calma, mas hoje eu naveguei um bom tempo e percebi que temos algo que partilhamos; a apreciação por áudio e vídeo. Eu tive um blog por 5 anos específico no temo, o My Blog Tech, mas o encerrei por falta de tempo de postar, porém, atualmente tenho um blog pessoal que sempre posto sobre o assunto, que curto muito.
    Seu blog tem qualidade, ótimo template e você manda muito bem na escolha dos posts e na escrita, o que é muuuuuito raro em blogs.
    Parabéns pela iniciativa deste site e já o levei para minha lista de páginas que passo praticamente todos os dias para me atualizar.
    Continue seu belo trabalho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei uma led Sony, linha EX705 e não me arrependi. Só fiquei um pouco triste pelo preço que paguei (4k), na semana da Copa 2010 e hoje vejo uma similar por metade do preço quase. Mas isso faz parte do jogo. Se queremos algo atual tem um preço a ser pago.
    Das 3 tecnologias não tenho dúvida de que a LED é melhor em todos os aspectos, sem contar que é a mais atual e sempre é bom ter no home o produto atualizado.
    Penso comprar outra led (ou Oled) da mesma Sony, pois em questão de marca, no brasil, não creio que exista algo superior.

    ResponderExcluir
  3. Carlos,

    Obrigado!
    Eu também comprei uma TV da Sony, só que o modelo XBR9, antes da Copa de 2010. É uma LCD convencional. Sempre fui fã de TVs de plasma, mas não resisti a essa TV. Também paguei caro, mas, até hoje, acho que foi um ótimo investimento e não penso em trocá-la por nenhuma outra TV.
    Acredito que o OLED vá mudar tudo. No entanto, acho que vai demorar um bom tempo até terem preços razoáveis. Abraço

    ResponderExcluir